Saturday, April 21, 2007

Outra vez não!



A extrema direita tem vindo a ganhar força. De ano para ano as manifestações nacionalistas aumentam, os números de ataques de Skin heads fazem-nos tremer,,não propriamente em Portugal, mas noutros países não tão longe quanto gostariamos. A verdade é que a ideologia nazi nunca abandonou este planeta, ela existia muito antes de Hitler e continuará a existir. Transmitida de gereação em geração ou deslumbrando novas pessoas, o nacionalismo irradicado após o termino da Segunda Guerra Mundial volta agora em força, personificado num novo corpo, no neo-nazismo, uma nova forma de descriminação étnica e racial, apoiada pelo PNR (Partido Nacional Republicano) em Portugal, e contendo como sua maior expressão em França, o rosto de Le Pen. Haverá razões para temer esta minoria? A verdade é que esta minoria já não é assim tão pequena e cada vez mais jovens se veem fascinados por esta cultura ariana, passando a envergar a cruz suástica muitas vezes sem perceber o que significa e as consequências que pressupõe. Na rua, nos ginásios, nos pubs, em qualquer parte nos deparamos com cabeças rapadas que exibem tatuagens sinistras não pela sua grafia, mas pelo que reinvindicam. O certo é que o neo-nazismo tem vindo a crescer assustadoramente e cúmulo dos cúmulos, temos um chefe de um dos mais perigosos grupos neonazis preso, mas a receber "atenção especial". O número de manifestações contra o lobby gay e contra os emigrantes é absurdo e arrepiante ao mesmo tempo. Na década de 70 e 80 tinhamos os punks para fazer frente aos nacionalistas exacerbados, hoje em dia com os apologistas da anarquia comercializados ou tornados em cidadãos comuns (não é que eu seja apologista da anarquia, porque não sou), ninguém impedem o ressurgimento dos skins. Em época de eleições em França, onde os manisfestos de nacionalismos relembram Berlim e onde a guerra entre ideologias ganha nova dimensão; e em dia de reunião da extrema direita em Lisboa, é necessário apelar ao bom senso das pessoas e pedir que não se deixam iludir com ideologias baratas. O socialismo-nacionalismo teve a sua oportunidade e fracassou. Ninguém está para assistir de novo a Auschwitz...




Um por todos e...hum... como é que é o resto?


By Dartacan

1 comment:

José Pedro Pinto said...

Quase que nem vale a pena ler o teu texto, basta olhar para a última imagem e chorar com o mundo que se nos depara, actualmente. É triste, muito triste que isto aconteça.

A PJ e o MP fizeram a melhor coisinha desde que existem: apanhar estes gajos (e gajas...) antes que houvesse problemas em Lisboa.

No que me diz respeito, continuo a ser um apologista da democracia.

Espero que muitos da minha idade (e não só, caralho!!!) perfilhem este meu pensamento...